top of page

O que é ansiedade?
Você sabia que a ansiedade é absolutamente normal para todos nós? É verdade, a ansiedade é uma palavra que usamos para falar de vários processos mentais e com elementos fisiológicos associados a ela tais como coração acelerado, suar frio, frio na barriga, tensões no corpo... A ansiedade dispara a reação de luta e fuga; que seria um estado de alerta a perigos e riscos reais ou imaginários.

Vamos observar outros detalhes?
Lembra daquela vez em que algum colega da sua sala ou do trabalho te pergunta se você já terminou a atividade X para apresentar no dia seguinte e você tinha esquecido? Ou então, quando você estava dirigindo tranquilamente e de repente surge algo inesperado no caminho e você precisa pensar rapidamente em uma manobra defensiva? Aqui estão dois exemplos de reação de luta e fuga. Vimos na primeira situação que a ansiedade foi ativada através do pensamento, “Nossa, eu tinha me esquecido! Agora tenho que correr pra terminar isso”; e a segunda, ela foi ativada através da amigdala (sem a participação do seu pensamento).

O curioso é que a ansiedade pode ser disparada em momentos que socialmente consideramos positivos. Quando estamos apaixonados, quando fazemos aquela viagem esperada, quando somos pegos por uma festa surpresa...
A diferença é o resultado que a ansiedade gera em alguns contextos da vida pessoal de cada indivíduo.

Quando procurar ajuda?
Quando isso começa afetar a qualidade de vida da pessoa, gerando insônia, perda de produtividade, medo constante, nervosismo, dificuldade em se concentrar e preocupação excessiva.

Abaixo você vai encontrar uma palestra que realizei trazendo mais informações úteis sobre ansiedade. Assista.

 



 
 

Redatora - Alynne D. P. N. Sant'Anna

  • Facebook
  • Instagram
WhatsApp-icone 2.png

agende hoje
sua sessão

bottom of page